1.2 – Localização do Projeto:
UniAnchieta – Av. Dr. Adoniro Ladeira, 94 – Vila Nova Jundiainópolis, Jundiaí – SP.
1.3 – Especificação / Eixo Temático:
Tema V – Incentivo à participação ativa da criança e adolescente na elaboração de ações visando seu desenvolvimento.
Tema VII – Promoção do Protagonismo e da participação de crianças e adolescentes, nos espaços de convivência e de construção da cidadania, inclusive nos processos de formulação, deliberação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
1.4 – Proponente e Executora: Associação Aquática Jundiaí
1.5 – Registro no CMDCA: 2.0.1.4.0.7.0.1
1.6 – Nome do Coordenador do Projeto: Paula Bittencourt Coelho – CREF 095440-G/SP
1.7 – Cargo / Função: Responsável Técnico
1.8 – Formação Profissional: Formada em Educação Física
1.9 – Valor do Projeto: R$ 99.709,54
2.0 – Financiamento: Fundo Municipal da Criança e do adolescente – Prefeitura de Jundiaí. Edital 002/2016
RESULTADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS PROPOSTOS
- Atender 100 (cem) crianças e adolescentes em ambas as modalidades esportivas;
- Ter 75% de frequência no Projeto, onde o indicador de cumprimento da meta serão as fichas de presença dos alunos;
- Reduzir a zero a evasão escolar dos atendidos, onde o indicador de cumprimento da meta o comprovante de frequência escolar a cada trimestre;
- Ensinar técnicas de natação e o polo aquático para 100% dos atendidos onde o indicador de cumprimento da meta será a avaliação técnica dos professores;
- Manter média de ocupação das vagas do projeto acima de 80% ao longo do ano, durante o período de realização do projeto;
- Ensinar regras e regulamentos de ambas as modalidades a todos os participantes;
- Desenvolver melhor desempenho técnico e tático nas modalidades esportivas, imbuindo 100% dos participantes de conhecimentos nos fundamentos da natação e polo aquático, avaliados pela aplicação de testes rotineiros em aula;
- Com a oferta de 20 oficinas educacionais temáticas, proporcionar melhoria significativa nos comportamentos em questões de higiene, cuidado e autoestima individual;
- A partir do trabalho interdisciplinar, promover melhora nas atitudes comportamentais atinentes à capacidade de expressão, participação, respeito e convivência, avaliada por dinâmica de grupo junto aos alunos e acompanhamentos pelos professores e pelo assistente social;
Desenvolver a capacidade física, motora e técnica nas modalidades esportivas do projeto, sem prejuízo de lhes ser propiciada o desenvolvimento recreativo e formativo, despertando-lhes a consciência para a importância do ambiente educacional e para temas como drogas, violência, preconceito, marginalização, entre outros.
RESULTADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
- Iniciamos o projeto com 30 alunos e após 12 meses alcançamos 105 alunos.
- A frequência dos alunos no projeto alcançada foi de 87%.
- Não houve casos de evasão escolar entre os alunos atendidos.
- 100% dos alunos aprenderam as técnicas de básicas de natação e polo aquático.
- Houve um ganho significativo na capacidade física, motora e cognitiva nas modalidades aquáticas nos alunos do projeto.
- Oficinas Educacionais Temáticas realizadas:
- JANEIRO/17
Oficina: Viver em comunidade – convivência e respeito à comunidade – Ministrada pela Assistente social Melissa Castro.
- ABRIL/17
Oficina: A importância dos estudos na vida de um/a atleta – Ministrada pela nadadora profissional Paula Chenquer.
- MAIO/17
Oficina: Cuidado no Trânsito Maio Amarelo – Ministrada pela Assistente social Magali Sousa.
- JUNHO/17
Treino prático e orientação sobre técnicas de Polo Aquático com Atleta Olímpico Rudá Franco.
- JULHO/17
Oficina: Conhecendo direitos e deveres das crianças e dos adolescentes – Ministrada pela Assistente social Magali Sousa.
Oficina: Cuidados e prevenção as DST’s – Ministrada pelo Dr. Cassiano Gaspari.
- AGOSTO/17
Oficina: Educação e Mobilidade: Cuidados no Trânsito – Ministrada pela equipe da Unidade de Gestão e Mobilidade Urbana.
- OUTUBRO/17
Oficina Bullying NÃO – Ministrada pela Assistente social Magali Sousa.
- NOVEMBRO/17
Oficina ATLETA E CIGARRO NÃO COMBINAM – Ministrada pela Assistente social Magali Sousa.
CONCLUSÃO
O Projeto “Braçadas para o Futuro” mostrou-se instrumento transformador para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, onde através do esporte foi possível ensinar como trabalhar em grupo e passar aos alunos a compreensão da importância do indivíduo dentro de uma equipe, auxiliando na melhora da disciplina e compreensão das regras e a necessidade de cumpri-las. A ênfase dada sobre a importância dos estudos na vida das pessoas proporcionou as crianças um melhor desempenho escolar, o Projeto sempre colocou os estudos lado a lado com a prática esportiva. O esporte contribui também para um melhor entendimento do que é viver em sociedade, respeitar os colegas e membros da equipe.
Respeito, disciplina, regras, bom rendimento escolar e futuro foram assuntos debatidos constantemente antes, durante e após todas as aulas, já que o esporte tem esse fator disciplinador, sempre que necessário o tema foi debatido.
A participação e o envolvimento dos pais, mães e responsáveis também é um ponto a ser destacado, já que o apoio para a realização de diversas atividades oferecidas foi vital para atingirmos graças à parceria dos pais.
Acreditamos que o sucesso do projeto ‘Braçadas para o Futuro’ foi alcançado, realizamos um trabalho de inclusão social através do esporte, de apoio educacional e social com as crianças, adolescentes e familiares. A participação massiva das crianças e adolescentes nas atividades do projeto demonstra que existe demanda na região e reforça a importância de oferecer mais atividades esportivas no meio aquático em outras regiões carentes em Jundiaí.